Bem-vindos!


Blog Genealógico da Família Pareta (de Oliveira) - Brasil

Seja bem-vindo!

Conheça também a página sobre Carlos Pareta y Padrós no Facebook: https://www.facebook.com/carlosparetaypadros


Projeto Raízes Culturais do Espiritísmo, mencionando Carlos Pareta

Raízes Culturais do Espiritismo:

Profissões e Ocupações dos Pioneiros

 
 
*Washington Nogueira Fernandes
 
 
 
"Dentro do projeto de formar uma Enciclopédia Internacional do Espiritismo apresentamos aqui a lista da escolaridade dos pioneiros espíritas conforme a diversidade de profissões e ocupações que desempenharam; há casos em que mais de uma função foi exercida pela pessoa e as colocamos todas para registrar. Eles foram os primeiros Presidentes, Diretores, médiuns ou trabalhadores dos Centros Espíritas centenários que estavam em funcionamento em 2008 quando cessamos a pesquisa (instituições fundadas, portanto, até 1908 e por isso essas pessoas são pioneiras espíritas do Movimento Espírita institucionalizado). Alguns tinham nível superior (médicos, advogados, engenheiros etc), outros nível médio ou técnico (contadores, fotógrafos, enfermeiros etc) e muitos instrução elementar (zelador de cemitério, professor primário, porteiro de escola etc); a maior incidência foi de comerciantes e informamos quais eram médiuns (variando a escolaridade). Destacados casos onde pessoas doaram a própria casa para criar o Centro Espírita ou colaboraram com próprios recursos para que o mínimo fosse feito para a divulgação. Há casos dos que quiseram atacar o Espiritismo e acabaram se convertendo. Há muito a ser pesquisado sobre este período acerca do qual conseguimos só algumas informações pois nem havia referências. Este trabalho é um começo da trajetória institucional do Consolador Prometido e o futuro não nos perdoará se nós, vivendo a era digital e desenvolvimento tecnológico, nada fizermos para resgatar e preservar a memória espírita. Preparamos um grande livro de mais de 400 págs., com mais de 400 fotos da história dos Centros Espíritas centenários no mundo que estavam em funcionamento em 2008 (encontrados 55 no Brasil, 7 na Argentina, um no México e um na Bélgica), com referências históricas dos mesmos e informações biográficas (feitas para isso exaustivas, pacientes e persistentes pesquisas cartorárias, familiares, com historiadores, em bibliotecas, órgãos civis, cemitérios, igrejas, telefônicas, via correio, web etc); o livro está sendo apreciado para publicação e certamente se constitui num incomparável registro espírita histórico institucional, como jamais existiu até hoje na trajetória do Espiritismo...

EXPLICAÇÃO
Desde 18/04/1857, quando foi publicado O Livro dos Espíritos por Allan Kardec (1804-1869) em Paris/França, e posteriormente os demais livros da Codificação iniciando o Espiritismo, muitos núcleos espíritas foram criados em todo o mundo e em menos de trinta anos o Espiritismo estava difundido em todos os Continentes. Congressos Espíritas Internacionais começaram a ser realizados, esboçando-se a formação do Movimento Espírita organizado. Foram criados centenas de periódicos e publicados muitos livros espiritistas. As pessoas que atuaram neste período (como médiuns, pesquisadores ou trabalhadores) são espíritas da primeira hora. Ocorre que países da Europa, África e Norte América se envolveram em conflitos políticos civis e guerras e o Movimento Espírita organizado não prosperou. Muitos pioneiros são pouco conhecidos ou ignorados totalmente. O seu legado nos primeiros cinqüenta e um anos do Espiritismo (de 1857 a 1908) foi admirável, sendo pessoas muito idealistas porque os tempos eram difíceis, de preconceito e incompreensão. Vejamos (mínimas indicações biográficas e respectivas fotos devidamente retocadas se encontram ao final, seguindo a ordem alfabética):
...
MAÇONS - Antônio Lugon, Carlos Pareta, Jacob Dittz, João Azeredo Coutinho;
...
Carlos Pareta (faltam dados) espanhol da Catalunha, um dos fundadores da Sociedade Espírita Allan Kardec em 1894, em Porto Alegre/RS;"







http://noticiasespiritas.com.br/2011/OUTUBRO/28-10-2011.htm

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário aqui!